DETRAN SP Licenciamento e Informações

No DETRAN – SP, é possível fazer o licenciamento dos veículos sem precisar ir até o órgão.

O DETRAN – Departamento Estadual do Trânsito – de São Paulo disponibiliza para os contribuintes paulistas a opção de obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) online, sem a necessidade de se deslocar aos postos de atendimento ou ao Poupatempo, locais onde é possível também é possível fazer o licenciamento.

Licenciamento Detran SP

Para fazer o licenciamento eletrônico, é preciso fazer um cadastro prévio no site do DETRAN – SP. Basta informar nome, CPF, registro CNH, RG, data de nascimento, telefone (fixo e celular), e-mail e criar uma senha. O usuário poderá autorizar o DETRAN a enviar mensagens por e-mail ou SMS.

O licenciamento eletrônico é simples. Basta imprimir a guia do CRLV, acrescida da taxa de entrega dos documentos pelos Correios, pagar o valor (em agências bancárias, caixas eletrônicos ou netbanking). O sistema bancário informa a existência de eventuais débitos com o IPVA, multas e seguro obrigatório DPVAT, que precisarão ser pagas antes de efetuar o licenciamento. É preciso informar o número do Renavam no ato de pagamento (o registro consta do CRLV do ano anterior).

detran sp ipva

O custo do licenciamento eletrônico no Detran SP é de R$ 65,86. O valor devido aos Correios é de R$ 11,00.

O prazo para entrega do CRLV é de sete dias úteis (entre os meses de janeiro e março, o prazo é de 20 dias úteis, por causa do grande volume de solicitações no período). Caso o documento não chegue ao destinatário, deve-se acessar o site, escolher Serviços Eletrônicos e em seguida a opção “Acompanhamento de Serviços de CRLV eletrônico”. O site informará o código para rastreamento da correspondência junto aos Correios.

detran spNa página www.correios.com.br/servicos/rastreamento/rastreamento.cfm do site dos Correios, basta informar o código e verificar o motivo da não entrega do CRLV. Caso o documento tenha sido devolvido ao remetente, é preciso dirigir-se à unidade do DETRAN responsável pelo envio.

O DETRAN SP orienta os consumidores a fazer o pagamento antecipado das taxas e manter o endereço sempre atualizado no site, porque o licenciamento é obrigatório é a circulação de veículos só é permitida com a posse do CRLV. No atendimento presencial, o pagamento deve ser feito até o último dia do mês; neste ano, o licenciamento vai ocorrer entre abril e dezembro (automóveis, motocicletas e reboques) e entre setembro e dezembro (veículos de carga).

Não é possível fazer o licenciamento de veículos com restrições judiciais e administrativas (bloqueios judiciais, registro de furto ou roubo). Para a capital paulista, é preciso estar em dia em a inspeção veicular (só é possível emitir a guia de pagamento três dias após o veículo ter sido aprovado pela vistoria).


5 Comentários sobre “DETRAN SP Licenciamento e Informações”. Participe também!
  1. Eliana

    não sou mais residente em SP, efetuei o pgto das taxas em dia mais não tive como pagar a taxa de postagem de crlv, como devo proceder e o que devo pagar???????

  2. Petronio Costa

    Boa tarde, você só poderá retirar seu CRV pessoalmente ou solicitar algum parente de primeiro grau a retirada desse, mas para isso essa pessoa deverá levar o seu documento de identidade juntamente com a dela para provar o grau de parentesco.
    Você poderá também fazer uma procuração para alguém esse alguém retira e manda para você.
    Espero ter ajudado,
    Petrônio Costa

  3. Erivelton

    Paguei meu licenciamento faz dez dias úteis na loterica pra entregar na minha casa até agora nada de chegar me ajudem….

  4. Silvana

    recebi de herança um carro paguei todas as taxas e fiz o licenciamento comuns dias de atraso e ainda não recebi o novo documento quanto tempo demora pois não posso utilizar o carro desde 1 de setembro????

  5. valter

    ver preço do licenciamento 2015 detran sp

Faça um Comentário