DETRAN SP Licenciamento e Informações

No DETRAN – SP, é possível fazer o licenciamento dos veículos sem precisar ir até o órgão.

O DETRAN – Departamento Estadual do Trânsito – de São Paulo disponibiliza para os contribuintes paulistas a opção de obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) online, sem a necessidade de se deslocar aos postos de atendimento ou ao Poupatempo, locais onde é possível também é possível fazer o licenciamento.

Licenciamento Detran SP

Para fazer o licenciamento eletrônico, é preciso fazer um cadastro prévio no site do DETRAN – SP. Basta informar nome, CPF, registro CNH, RG, data de nascimento, telefone (fixo e celular), e-mail e criar uma senha. O usuário poderá autorizar o DETRAN a enviar mensagens por e-mail ou SMS.

O licenciamento eletrônico é simples. Basta imprimir a guia do CRLV, acrescida da taxa de entrega dos documentos pelos Correios, pagar o valor (em agências bancárias, caixas eletrônicos ou netbanking). O sistema bancário informa a existência de eventuais débitos com o IPVA, multas e seguro obrigatório DPVAT, que precisarão ser pagas antes de efetuar o licenciamento. É preciso informar o número do Renavam no ato de pagamento (o registro consta do CRLV do ano anterior).

detran sp ipva

O custo do licenciamento eletrônico no Detran SP é de R$ 65,86. O valor devido aos Correios é de R$ 11,00.

O prazo para entrega do CRLV é de sete dias úteis (entre os meses de janeiro e março, o prazo é de 20 dias úteis, por causa do grande volume de solicitações no período). Caso o documento não chegue ao destinatário, deve-se acessar o site, escolher Serviços Eletrônicos e em seguida a opção “Acompanhamento de Serviços de CRLV eletrônico”. O site informará o código para rastreamento da correspondência junto aos Correios.

detran spNa página www.correios.com.br/servicos/rastreamento/rastreamento.cfm do site dos Correios, basta informar o código e verificar o motivo da não entrega do CRLV. Caso o documento tenha sido devolvido ao remetente, é preciso dirigir-se à unidade do DETRAN responsável pelo envio.

O DETRAN SP orienta os consumidores a fazer o pagamento antecipado das taxas e manter o endereço sempre atualizado no site, porque o licenciamento é obrigatório é a circulação de veículos só é permitida com a posse do CRLV. No atendimento presencial, o pagamento deve ser feito até o último dia do mês; neste ano, o licenciamento vai ocorrer entre abril e dezembro (automóveis, motocicletas e reboques) e entre setembro e dezembro (veículos de carga).

Não é possível fazer o licenciamento de veículos com restrições judiciais e administrativas (bloqueios judiciais, registro de furto ou roubo). Para a capital paulista, é preciso estar em dia em a inspeção veicular (só é possível emitir a guia de pagamento três dias após o veículo ter sido aprovado pela vistoria).


Um Comentário sobre “DETRAN SP Licenciamento e Informações”. Participe também!
  1. Eliana

    não sou mais residente em SP, efetuei o pgto das taxas em dia mais não tive como pagar a taxa de postagem de crlv, como devo proceder e o que devo pagar???????

Faça um Comentário