DETRAN SP IPVA 2015 – Consulta, Valores e Informações

O DETRAN SP oferece links sobre o IPVA para os proprietários paulistas de veículos. O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – é cobrado anualmente, pelos Estados e pelo Distrito Federal. Trata-se de um percentual sobre o valor do veículo, que é definido pelas unidades da federação. Em São Paulo, o órgão responsável pelo cálculo e cobrança do imposto é a Secretaria da Fazenda. No site do DETRAN – SP (www.detran.sp.gov.br), são disponibilizados apenas dois links sobre o IPVA, ambos para a Fazenda.

Consulta IPVA SP 2015

O IPVA SP é uma das fontes de receita (dividida igualmente entre o Estado e o município onde o veículo é registrado), que financia os projetos de saúde, educação, infraestrutura, etc. e, especialmente, a folha de pagamento do funcionalismo público.

detran-sp-ipva

Portanto, os proprietários de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, veículos náuticos e aviões de lazer devem acessar diretamente o site da Fazenda, para verificar débitos anteriores e gerar guias de pagamento. O endereço é www3.fazenda.sp.gov.br. Digitando-se /ipvanet em seguida ao endereço, o internauta é direcionado para a página do IPVA. É possível fazer o licenciamento eletrônico – o site sugere a consulta prévia a débitos anteriores de IPVA, multas, taxas e seguro DPVAT. Basta informar o Renavam do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário.

Os mesmos dados são necessários para o cálculo e geração da guia de pagamento do IPVA SP e do seguro obrigatório. O serviço pode ser acessado para veículos novos (0 km), IPVA SP de anos anteriores, aeronaves e embarcações, problema de cadastro, recolhimento proporcional, recolhimento exigido por auto de infração e locadoras de autos.

detran sp

A Fazenda de São Paulo orienta que, antes de emitir a guia de recolhimento do IPVA de anos anteriores, o consumidor verifique se o débito foi inscrito na dívida ativa, no site www.dividaativa.pge.sp.gov.br. Na opção “Consulta”, basta digitar os números do Renavam e CPF/ CNPJ. Caso se constate a inscrição, a guia deverá ser gerada neste site, da Procuradoria Geral do Estado, pois, mesmo sendo gerada e paga no site da Fazenda, não será considerada quitada e o nome do devedor continuará constando do CADIN – Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais.

Em São Paulo, o IPVA pode ser pago nos bancos autorizados (consulte as instituições na página http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/paginas/banco_ipva.shtm), autoatendimento, netbanking, débito em conta corrente e, no caso de pagamento em casas lotéricas ou na Rede Banco 24 horas, é preciso informar o número do Renavam.


4 Comentários sobre “DETRAN SP IPVA 2015 – Consulta, Valores e Informações”. Participe também!
  1. dimerson

    muito bom. obrigado pelas informações

  2. edilene

    Excelente informação. Gostei mt do site.

  3. wellington

    Minha moto ta presa a treis messes não consigo saber quantos esta no patio o valor que eu tenho que paga mais não consigo oq devo fazer pra saber

  4. Gilda Batista Mendes Rodrigues

    Preciso verificar licenciamento 2014 de veiculo em meu nome

Faça um Comentário