DETRAN SP IPVA 2014 – Consulta, Valores e Informações

O DETRAN SP oferece links sobre o IPVA para os proprietários paulistas de veículos. O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – é cobrado anualmente, pelos Estados e pelo Distrito Federal. Trata-se de um percentual sobre o valor do veículo, que é definido pelas unidades da federação. Em São Paulo, o órgão responsável pelo cálculo e cobrança do imposto é a Secretaria da Fazenda. No site do DETRAN – SP (www.detran.sp.gov.br), são disponibilizados apenas dois links sobre o IPVA, ambos para a Fazenda.

Consulta IPVA SP 2014

O IPVA SP é uma das fontes de receita (dividida igualmente entre o Estado e o município onde o veículo é registrado), que financia os projetos de saúde, educação, infraestrutura, etc. e, especialmente, a folha de pagamento do funcionalismo público.

detran-sp-ipva

Portanto, os proprietários de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, veículos náuticos e aviões de lazer devem acessar diretamente o site da Fazenda, para verificar débitos anteriores e gerar guias de pagamento. O endereço é www3.fazenda.sp.gov.br. Digitando-se /ipvanet em seguida ao endereço, o internauta é direcionado para a página do IPVA. É possível fazer o licenciamento eletrônico – o site sugere a consulta prévia a débitos anteriores de IPVA, multas, taxas e seguro DPVAT. Basta informar o Renavam do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário.

Os mesmos dados são necessários para o cálculo e geração da guia de pagamento do IPVA SP e do seguro obrigatório. O serviço pode ser acessado para veículos novos (0 km), IPVA SP de anos anteriores, aeronaves e embarcações, problema de cadastro, recolhimento proporcional, recolhimento exigido por auto de infração e locadoras de autos.

detran sp

A Fazenda de São Paulo orienta que, antes de emitir a guia de recolhimento do IPVA de anos anteriores, o consumidor verifique se o débito foi inscrito na dívida ativa, no site www.dividaativa.pge.sp.gov.br. Na opção “Consulta”, basta digitar os números do Renavam e CPF/ CNPJ. Caso se constate a inscrição, a guia deverá ser gerada neste site, da Procuradoria Geral do Estado, pois, mesmo sendo gerada e paga no site da Fazenda, não será considerada quitada e o nome do devedor continuará constando do CADIN – Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais.

Em São Paulo, o IPVA pode ser pago nos bancos autorizados (consulte as instituições na página http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/paginas/banco_ipva.shtm), autoatendimento, netbanking, débito em conta corrente e, no caso de pagamento em casas lotéricas ou na Rede Banco 24 horas, é preciso informar o número do Renavam.


2 Comentários sobre “DETRAN SP IPVA 2014 – Consulta, Valores e Informações”. Participe também!
  1. dimerson

    muito bom. obrigado pelas informações

  2. edilene

    Excelente informação. Gostei mt do site.

Faça um Comentário