DETRAN SP IPVA 2016 – Consulta, Valor, Boleto, Como Pagar

Sem o imposto em dia, o veículo fica em situação irregular. Veja como pagar o IPVA 2016 com as informações do DETRAN SP.

O DETRAN SP oferece links sobre o IPVA para os proprietários paulistas de veículos. O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – é cobrado anualmente, pelos Estados e pelo Distrito Federal. Trata-se de um percentual sobre o valor do veículo, que é definido pelas unidades da federação. Em São Paulo, o órgão responsável pelo cálculo e cobrança do imposto é a Secretaria da Fazenda. No site do DETRAN – SP (www.detran.sp.gov.br), são disponibilizados apenas dois links sobre o IPVA, ambos para a Fazenda.

Publicidade

Tabela IPVA SP 2016

ipva sp 2016

ipva sp 2016 caminhão

Além do IPVA, confira: DETRAN SP Licenciamento 2016 – Consulta RENAVAM

Consulta IPVA SP 2016

O IPVA SP é uma das fontes de receita (dividida igualmente entre o Estado e o município onde o veículo é registrado), que financia os projetos de saúde, educação, infraestrutura, etc. e, especialmente, a folha de pagamento do funcionalismo público.

detran-sp-ipva

Portanto, os proprietários de automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, veículos náuticos e aviões de lazer devem acessar diretamente o site da Fazenda, para verificar débitos anteriores e gerar guias de pagamento. O endereço é – http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/ – acessando, o internauta é direcionado para a página do IPVA.

É possível fazer o licenciamento eletrônico – o site sugere a consulta prévia a débitos anteriores de IPVA, multas, taxas e seguro DPVAT. Basta informar o Renavam do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário.

Os mesmos dados são necessários para o cálculo e geração da guia de pagamento do IPVA SP e do seguro obrigatório. O serviço pode ser acessado para veículos novos (0 km), IPVA SP de anos anteriores, aeronaves e embarcações, problema de cadastro, recolhimento proporcional, recolhimento exigido por auto de infração e locadoras de autos.

detran sp

A Fazenda de São Paulo orienta que, antes de emitir a guia de recolhimento do IPVA de anos anteriores, o consumidor verifique se o débito foi inscrito na dívida ativa, no site www.dividaativa.pge.sp.gov.br. Na opção “Consulta”, basta digitar os números do Renavam e CPF/ CNPJ. Caso se constate a inscrição, a guia deverá ser gerada neste site, da Procuradoria Geral do Estado, pois, mesmo sendo gerada e paga no site da Fazenda, não será considerada quitada e o nome do devedor continuará constando do CADIN – Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais.

Em São Paulo, o IPVA pode ser pago nos bancos autorizados, autoatendimento, netbanking, débito em conta corrente e, no caso de pagamento em casas lotéricas ou na Rede Banco 24 horas, é preciso informar o número do Renavam.

No site do DETRAN SP, é possível obter informações e também imprimir guias de pagamento do IPVA 2016, sem necessidade de ir a um posto de atendimento. O órgão também fornece dados de diversos outros serviços para os veículos que transitam no Estado. O site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) também oferece os dados sobre o IPVA 2016, em que também é possível consultar débitos anteriores.

Detran SP IPVA 2016

O IPVA 2016, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), teve uma redução de 4,2% em relação a 2014. O imposto pode ser pago em parcela única, com desconto de 3%, ou em três parcelas, com pagamento integral.

Os proprietários de veículos também têm a opção de pagamento em parcela única, no vencimento da segunda parcela, sem desconto. É uma opção para quem perdeu o primeiro vencimento, mas quer se livrar dos juros e multas.

O vencimento do IPVA 2016 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) fica entre 11.01.16 e 22.01.16 (pagamento único, com desconto de 5%, ou primeira parcela), 11.02.16 e 24.02.16 (segunda parcela ou pagamento único, sem desconto) e 11.03.16 e 24.03.16 (terceira parcela). A data é definida pelo número final da placa.

O pagamento é devido para proprietários de automóveis, SUVs, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, caminhões e motocicletas, confira a tabela do IPVA Detran SP 2016 acima.

Como Imprimir o IPVA 2016 e Pagar

Pela internet, no site do DETRAN SP, a partir deste ano, é possível imprimir a guia do IPVA 2016. Basta digitar o código do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o CPF ou CNPJ do proprietário. Algumas instituições bancárias também oferecem o serviço de pagamento diretamente em seus caixas automáticos. Toda a rede bancária, inclusive as casas lotéricas, recebem o pagamento do imposto.

ipva detran sp

A emissão da guia do IPVA 2016 do Detran SP é simples e não resulta em nenhum custo para o internauta. Para saber o valor do imposto, digite o código do RENAVAM e o ano de fabricação do veículo. Estes dados informam o valor venal do automóvel; a alíquota do imposto, para modelos a gasolina ou flex (gasolina e álcool) é de 4% no Estado. Assim, se o valor venal for de R$ 20 mil, o imposto devido será de R$ 800.

Em tempo: para modelos movidos a álcool, eletricidade ou gás, a alíquota é de 3%. No caso de utilitários, ônibus, micro-ônibus e motos, o percentual do IPVA 2016 é de 2%. Caminhões particulares ou de frota devem pagar 1,5% do valor venal.

Importante: o pagamento do IPVA 2016 é fundamental para a regularização do veículo. A irregularidade impede, por exemplo, a transferência do automóvel. Além disto, um veículo sem o pagamento em dia pode ser recolhido a um pátio terceirizado pelo DETRAN SP. Para retirá-lo, é preciso quitar o imposto, eventuais multas e danos pessoais causados, além das despesas com remoção e diárias de depósito.

Passados 90 dias da notificação, feita pelo DETRAN-SP através dos correios, o bem pode ir a leilão.

+ Curiosidade: Quanto custa o IPVA de uma Ferrari?


18 comentários em “DETRAN SP IPVA 2016 – Consulta, Valor, Boleto, Como Pagar

  1. Minha moto ta presa a treis messes não consigo saber quantos esta no patio o valor que eu tenho que paga mais não consigo oq devo fazer pra saber

  2. Não estou conseguindo encontrar o valor do IPVA do meu carro placa DVM0707 Código Renavam 00623127830 placa deSerra Negra – SP
    Aguardo ajuda.
    Wilma

  3. fiz uma atualizaçao de endereço, em seguida paguei meu ipva no mesmo dia no proprio detran, fui orientado a aguardar dez dias uteis, e ja se passaram 14 dias e ate agora nao recebi o meu novo documento, o que devo fazer.

  4. Bom dia.

    Efetuei o pagamento, parcela unica dos meus veiculos e ainda não recebi os documentos 2015, via correio, como de costume recebo todos os anos.
    Onde tenho que consultar para checar o que esta errado?
    Grato.

  5. Boa Tarde! Pessoal desculpe usar este espaço p tirar dúvidas procurei em outros setores e telefones
    E não encontrei, sou carioca e gostaria de saber se em São Paulo existe redução do IPVA quando se coloca
    Kit gás? Obg! Pela ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *